RIO - Cerca de 1,5 milhão de pessoas participam da 16ª Parada de Orgulho LGBT, na Praia de Copacabana, na tarde deste domingo. A estimativa de público é dos organizadores do evento, que este ano reúne 15 trios elétricos ao longo da orla. O tema deste ano é "Somos Todos Iguais Perante a Paz - Toda Forma de Violência Deve Ser Crime". Foram montadas tendas de distribuição de preservativos e materiais informativos sobre cidadania e doenças sexualmente transmissíveis. Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio prestam assessoria jurídica aos participantes da parada. Esta é a primeira vez que a instituição participa do evento.
FOTOGAL: Confira mais fotos do evento, na Praia de Copacabana
O presidente do Grupo Arco-Íris, Júlio Moreira, discursou para os participantes da parada de um dos trios elétricos. Ele criticou o governo federal pela decisão de não distribuir às escolas públicas do país os chamados kits anti-homofobia. Os kits fariam parte do programa Escola Sem Homofobia e continham material didático-pedagógico direcionado aos professores. O objetivo era dar subsídios para que eles abordem temas relacionados à homossexualidade com alunos do ensino médio. Dizendo achar inadmissível a decisão do governo, Moreira pediu ao público em Copacabana que vaiasse o governo.
O atendimento da Defensoria Pública é feito, em um ônibus, pelo Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual da Defensoria, criado há cinco meses e coordenado pela defensora pública Luciana da Mota Gomes de Souza.
- Nosso núcleo é especializado nesse atendimento. Fazemos ações de reconhecimento de união estável, de redesignação de nome e sexo para travestis e transexuais, emitimos ofícios de gratuidade para elaboração de escritura de união estável e pedido de união estável homoafetiva em casamento - explicou.
A Guarda Municipal do Rio deslocou 291 guardas, sendo 50 de trânsito, para fazer o policiamento no evento. Os guardas estão atuando no controle urbano, na fiscalização de posturas municipais, nas ruas, na areia da praia, nas barreiras de contenção de ambulantes e no controle do trânsito.
_______x_________
As cores do arco-íris tomaram conta de Copacabana, na tarde deste domingo (09).
A Parada do Orgulho LGBT ocupou a orla, em sua 16º edição. O evento trouxe o lema “Somos Todos Iguais Perante a Paz – Toda Forma de Violência Deve Ser Crime”.
A organização contabilizou mais de um milhão de pessoas que percorreram a Avenida Atlântica sob gritos de ordem como “A gente não quer só o direito de casar, mas também o da criminalização da homofobia”.
Próximo à concentração, uma unidade da defensoria pública emitia ofícios gratuitamente para a união estável homoafetiva.


Nenhum comentário:
Postar um comentário